fbpx

Como melhorar o listening em inglês

Como melhorar o listening em inglês

Post by teacher Nelisse 

Você já ouviu falar das 4 habilidades do inglês? Provavelmente sim, pois usamos elas a todo momento e se você quiser que seu inglês decole precisará trabalhar todas elas, de maneira igual. As habilidades que estou falando são: listening (ouvir), speaking (falar), reading (ler) e writing (escrever). E hoje, vou te ajudar a trabalhar uma das mais temidas, o listening. Então, acompanha esse post e saiba como melhorar o listening em inglês com essas dicas super legais.

10 Phrasal Verbs mais usados 

Como melhorar o listening em inglês – Prática

  • Tenha paciência! Você não vai entender tudo de cara, inclusive, acostume- se com a ideia de que é um processo gradativo, contínuo e lento. Você não aprendeu a falar português em 3 meses quando era bebê, o processo foi acontecendo dia após dia, naturalmente, afinal você estava exposto a língua todo dia e a todo momento. Por isso, calma, que você vai entender cada dia mais, desde que continue ouvindo e prestando atenção ao que está sendo falado.

 

  • Exposição à  língua! Quanto mais exposto à  língua inglesa, mais você irá ampliar seu repertorio, nesse sentido, melhorando o seu listening. Mas como estar exposto a língua morando em um país que fala português? Busque alternativas para usar o inglês ao invés do português sempre que possível. Qualquer coisa que você vá fazer, como ouvir rádio por exemplo, se houver, opte pela opção em inglês. O site Rádio Garden é uma ótima opção, ele transmite rádios do mundo todo, ótimo para treinar o listening.

Aprimorando seu listening

  • Assista seriados! Não é de hoje que eles são ótimos para melhorar o listening, porém quando for assistir com esse propósito é preciso prestar atenção no inglês que está sendo falado. Seria um assistir com o objetivo de aprendizado da língua mesmo e não por diversão. Por isso, opte por aqueles que você já assistiu anteriormente assim não perderá nada da história.

 

  • Ouça muita música em inglês! Ao escutar as músicas que você gosta, você vai aprimorar o seu listening. Primeiro escute a letra tentando entender ao máximo que puder, nesse exercicio feche seus olhos,  pois isso irá aumentar a potência do seu listening. Depois veja a letra da música, traduza-a para entender cada parte da música e depois escute novamente de olhos fechados, percebendo os pontos que você viu na letra. Com certeza você entenderá muito mais de quando você a escutou pela primeira vez.

 

Nessa aula completa eu ensino os macetes para acelerar esse processo de domínio do listening em inglês

  • Converse em inglês, sim! Você precisa conversar, falar, fazer perguntas e responder perguntas. Dessa forma você estará praticando duas habilidades ao mesmo tempo. É necessário, diria até indispensável. Comece treinando na frente do espelho, com você mesmo. Imagine as perguntas, faça a você mesmo, e responda. Já é um início, mas não pare por aí, busque alguém para conversar com você.

Por fim, não deixe o pânico bater quando não conseguir entender algo durante uma conversa. Porque o nervosismo atrapalha muito e acaba trazendo consigo aquele “branco”.

Tenha calma, não é o fim do mundo não entender tudo de cara. Na verdade, é um sinal que você precisa continuar buscando melhorar, e esse é o caminho.

Por último, acredite em você! Se desafie, na zona de conforto não existe evolução, então, siga em frente. Acompanhe as dicas do blog, coloque em prática e depois deixe seu comentário contando sua experiência.

Como ter disciplina para estudar inglês 

0 Reviews

Write a Review

NELISSE DO CARMO

Read Previous

Como Falar Inglês no telefone- Frases úteis

Read Next

Matrix 4 Resurrection Análise do Trailer + Exercício de Speaking

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *