fbpx

Verbos modais em Inglês

Verbos modais em inglês

Post by teacher Nelisse 

Provavelmente você já ouviu falar em Verbos modais em Inglês se não ouviu, tenho certeza que já ouviu alguma frase como: Can you ride a bike? (Você sabe andar de bicicleta?) ou (Você consegue ou é capaz de andar de bicicleta?).

Então “can” entre vários outros fazem parte dessa família de verbos que tem características diferentes dos demais verbos. Eles são verbos modais em inglês que como o nome propriamente já diz, eles “moldam” o verbo da sentença dando vida à frase cada um a sua maneira.

Hoje nesse post vou falar um pouquinho sobre cada um deles, trazendo uma breve explicação com exemplos sobre cada um, pois muitos deles trazem vários tipos de significados. Sendo assim, acompanhe e anote em seu caderno, especialmente os exemplos.

Primeiramente é importante lembrar que os modais por possuírem características próprias não seguem algumas regras de gramática comuns para outros verbos, como conjugar de maneira diferente nas terceiras pessoas he, she e it. Além disso, não recebem a terminação ed relativa aos verbos regulares no passado em inglês, e também não precisam de auxiliar para pergunta ou negação como “Do” ou “Don’t”.

 

 

Como melhorar seu listening em inglês

Verbos modais- Habilidade

  • Can: É utilizado para dizer que algo é permitido ou possível, que alguém possui permissão ou está habilitado a realizar certa ação.

Por exemplo:

Can you drive a car? (Você consegue/ sabe dirigir um carro?)

Note que, no caso dos verbos modais, a regra para fazer frases interrogativas de seguir o mesmo caminho que no verbo to be, ou seja ele deve ser colocado antes do sujeito, o que aconteceu na frase acima- can you drive a car? Se fosse uma afirmativa o verbo modal “can” deveria ser colocado logo após o sujeito “you” – You can drive a car.

Vejamos outro exemplo, dessa vez na forma afirmativa:

 

I can do it. (Eu consigo fazer isso)

Verbos modais- Probabilidade

  • Could: Usamos esse modal para falar de situações hipotéticas, como passado de can ou ainda utilizado para exprimir ações possíveis no presente ou no futuro.

Por exemplo:

I could sleep for months. (Eu poderia dormir por meses)

I did everything I could. (Eu fiz tudo que eu pude)

Could you help me? (Você poderia me ajudar?)

Verbo Modal de Obrigação

  • Must: Usamos o must para quando queremos falar de obrigação.

Por exemplo:

You must do your homework. (Você deve fazer sua tarefa de casa).

Verbo Modal – Conselho

  • Should: tem sentido de conselho.

Por exemplo:

You should visit a doctor. (Você deveria ir ao médico)

Verbos Modais -Possibilidade

  • May/ Might: expressam a ideia de possibilidade, porém também usamos como permissão. O uso de ambos é muito parecido, exceto por uma pequena diferença. O might é mais hipotético, ou seja, aquilo que tem menos chance de acontecer.

Por exemplo:

It might be expensive. (Deve ser caro)

O “may” por outro lado é muito usado para pedir informações ou permissões,  além de usado de forma mais polida para exprassar algo que “pode” acontecer em um futuro.

 

She may be coming next Friday. (Ela deve vir na próxima sexta).

May I go to the toilet please? (Posso ir ao banheiro por favor?)

Outra dica importante que vale tomar nota é: os verbos modais nunca são seguidos de “to”, eles apenas recebem o próximo verbo, e claro também não possuem forma infinitiva pelo fato de serem únicos.

Por exemplo:

You should need to study. (Você deveria precisar estudar)

É errado dizer: You should to need to study. O “to” jamais deverá ser usado depois de um verbo modal ou a frase ficará gramaticamenete errada.

Para fazer frases negativas com verbos modais em inglês nós simplesmente devemos adicionar o “not” ao verbo modal: cannot, should not, must not, may not, might not.

Mas claro que as formas abreviadas geralmente são usadas, principalmente no inglês falado: can’t, shouldn’t, mustn’t, mightn’t. O may não possue formas abreviadas na negativa como os verbos modais em inglês citados.

Por fim, se você gostou das dicas, e que coloca-los em prática um pouquinho,  deixe nos comentários um exemplo usando algum dos verbos modais. Lembrando que a prática é muito importante para alcançar a tão sonhada fluência.

Gírias e expressões mais usadas em inglês

0 Reviews

Write a Review

NELISSE DO CARMO

Read Previous

Expressões em inglês mais usadas

Read Next

Como dizer as direções em Inglês

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *