3 Dicas de como sair do nível básico de inglês.
Uma das grandes dificuldades de quem estuda inglês, é conseguir sair do nível básico e chegar até o nível intermediário do idioma.
E para lhe ajudar a atingir esse objetivo, eu preparei 3 dicas de como sair do nível básico de inglês e chegar no nível intermediário.
Eu lhe darei o passo a passo, que eu usei para atingir esse objetivo quando comecei meus estudos de inglês há mais de 15 anos.
Eu criei esse passo a passo para os meus próprios estudos quando precisei me preparar para o meu intercâmbio na Austrália.
Se você seguir esse guia nos seus estudos de inglês, onde em aproximadamente 16 semanas, você sairá do zero e terá um entendimento intermediário do idioma, mesmo estudando apenas 5 minutos diários, você com certeza conseguirá sentir a sua evolução no idioma.
Entendendo o que é ser fluente.
Se você já está no nível intermediário, você poderá revisar seus conhecimentos, fortalecendo a base no idioma e assim acelerar a sua jornada até a fluência.
Mas antes é preciso que você entenda que muitos acham que estão no nível intermediário de inglês, quando ainda não saíram do nível básico.
Por isso nesse artigo, irei esclarecer o que é o nível básico de inglês através de 3 dicas de como ir para o nível intermediário.
SAIBA MAIS SOBRE ESSE CURSO AQUI
VIDEO EXPLICATIVO SOBRE O FLUA 365
Para ser considerado um falante de língua inglesa no nível intermediário, você deve dominar cerca de 60% do idioma na parte ouvida, lida, falada e escrita, e não se engane pois os 40% restantes que irão te elevar para o nível avançado, ainda são muita coisa.
Portanto quando você consegue manter um diálogo sem pausas para pensar no idioma, consegue ler artigos, revistas ou livros sem estarem em um vocabulário complexo e escrever uma composição no idioma você pode ser considerado fluente.
Tendo a mente de um falante fluente.
É importante frisar que o desenvolvimento em uma língua seja ela qual for, jamais acaba pois estamos sempre aprendendo novas palavras, até mesmo em nossa língua materna.
No inglês não é diferente você vai precisar dominar não só o vocabulário do idioma como também a gramática se realmente quiser atingir a fluência.
Sendo assim, mesmo que você de fato atinja um alto nível como um falante de inglês, você deverá continuar lendo livros, assistindo filmes com legendas em inglês, e posteriormente sem, e ouvir muito mas muito conteúdo no idioma.
Resumindo você deverá percorrer uma jornada no inglês semelhante a jornada que você percorreu para aprender português usando os sentidos da audição, visão e fala para se desenvolver.
Para se considerar alguém no nível intermediário de inglês, um falante precisa dominar os 3 tempos verbais do idioma: passado, presente e futuro.
Lembre-se que poliglotas aprendem a arte de esquecer seus próprios idiomas para focarem em uma nova língua, sem precisar traduzir para seu idioma materno.
3 Dicas de como sair do nível básicos de inglês dica 1: Trabalhe forte a base do idioma.
Para falar um idioma, você não precisa estudar gramática, mas para ser fluente sim.
Você consegue aprender palavras e a formar frases em um idioma apenas ao ouvi-lo mas para realmente fluir nele é preciso lapidar com o estudo da gramática.
Comece dominando todas as áreas do Simple Present focando no Verb to be, Do e Does e a família WH what, where, which, who, when e how.
Com o dominio desses 3 pilares você conseguirá falar frases de afirmação e perguntas no presente simples.
Dominando essa parte vá para o Simple Past focando no Verb to Be no passado simples e no Did.
Por fim aprenda a fazer frases no futuro usando Will e Going to.
Após dominar o presente, passado e futuro no idioma foque nas preposições tais como: for, to, in, on e at.
Uma vez que você tenha dominado essas estruturas gramaticais você estará pronto para dar o próximo passo, que é a segunda dica.
3 Dicas de como sair do nível básicos de inglês dica 2: A chave para fluir em Inglês.
Uma “chave” importante para quem quer “abrir” a porta para a fluência em inglês e qualquer outro idioma é dominando os verbos daquela determinada língua.
São através dos verbos que sabemos se uma frase está no presente, passado ou futuro.
É o verbo que cria a ação na frase e por isso a sua grande importância na hora de aprender um idioma.
Os verbos em inglês são divididos em duas partes, os verbos regulares e irregulares, sendo que os verbos regulares recebem o ED no fim da palavra no passado simples enquanto nos irregulares eles tem formas diferentes no presente, passado simples e passado particípio.
Memorize os verbos começando com aqueles que fazem parte da sua rotina tais como: acordar, levantar, comer, beber, andar, dormir etc… esses verbos serão mais fáceis de serem aprendidos pois são ações que você faz todos os dias.
Feito isso, vá para outros verbos evoluindo diariamente, o importante aqui é você focar no “ um passo por vez” sem ansiedade dando um passo por vez.
3 Dicas de como sair do nível básicos de inglês dica 3: Uma palavra por vez.
De passo em passo se chega lá, correr muitas vezes lhe deixará cansado fazendo com que você desista.
Com apenas 5 minutos por dia você conseguirá se desenvolver seu inglês com uma base forte.
Esses 5 minutos podem ser no ônibus, no metrô ou até mesmo no carro, seja indo para o trabalho, ou voltando para casa, use o tempo para ler ou ouvir algo no idioma.
Hoje você tem o YouTube, Duolingo, e Podcasts para ler, assistir e ouvir inglês.
Não desperdice esse tempo em que você viaja durante o seu dia, use-o para aprimorar suas habilidades no inglês.
Algo que sempre funcionou para mim na hora de adquirir mais vocabulário e memorizar mais verbos era me perguntar como dizer aquele determinado verbo em inglês.
Como aguçar a memória para ganhar vocabulário de Inglês.
Uma técnica que sempre funcionou para mim, foi fazer associações das palavras com uma determinada situação onde poderia usá-las.
Faça associações com a ação que esse verbo representa isso vai lhe ajudar na memorização. Inclusive nesse outro post para adquirir vocabulário de Inglês eu ensino essa técnica melhor.
Por exemplo, para memorizar que o verbo cantar em inglês que é “sing”.
Imagine um cantor ou cantora famoso de preferência que você goste, ‘singing’ ou seja cantando aquela música.
No inicio para facilitar, coloque o verbo em inglês dentro da frase em português eu também fazia isso e dava muito certo.
Exemplo “open de porta” colocando o verbo abrir em inglês e o resto da frase em português, brincando com as palavras, aos poucos você vai montando esse quebra-cabeça em inglês incluindo mais novos verbos no seu vocabulário.
Alcance o nível intermediário de inglês através dos olhos.
Você já aprendeu que para ser fluente em inglês você precisará de vocabulário e que para isso precisará memorizar palavras.
Então para começar esse processo a partir de hoje, foque nas ‘palavras’ que você ‘vê’ todos os dias.
Quando você olhar para a sua cama, quando acordar, imagine a palavra “bed”.
Use essa mesma técnica para as outras coisas que estão dentro da sua casa.
Use o Google para lhe ajudar caso não saiba como falar aquele determinado objeto em inglês.
Só com esse exercício você irá aumentar em mais de 30% o seu vocabulário. Desenvolver seu inglês dá trabalho e leva tempo, mas se você trabalhar forte no aprendizado do idioma você vai evoluir rapidamente.
Para alcançar a fluência no inglês mais rápido.
Para você ter resultados diferentes na sua vida, você precisará fazer o que a minoria faz.
Tenha disciplina pelas próximas 16 semanas e no final desse período certamente você sentirá os resultados no seu inglês.
Nesse outro post eu compartilho 5 erros comuns de inglês para você evitar ainda agora no inicio dos seu estudos.
Essas 3 dicas para você sair do nível básico de inglês devem ser praticadas todos os dias pelas próximas 16 semanas e dessa forma você chegará no nível intermediário mais rápido.
A fluência é uma palavra por dia.
Leia mais: