fbpx

Como Estudar Inglês Sozinho

Como Estudar Inglês Sozinho

Com a quarentena, por conta do Covid19, ficar em casa todos os dias se tornou uma rotina, porém essa situação nos trouxe mais tempo para estudar, inclusive pela internet, e com isso também ter a oportunidade de finalmente aprender inglês. Por isso nesse post eu trago dicas de como você pode estudar inglês sozinho e usar melhor seu tempo para aprimorar o idioma.

Dominar o inglês hoje é essencial,  uma vez que estamos vivendo a era da informação e muito dos materiais que encontramos gratuitamente na internet está escrito nesse idioma.

Mas infelizmente, apesar de sabermos da importância de falar o idioma fluentemente, encontramos dificuldades no processo de aprendizagem, fazendo com que sempre fiquemos na estaca zero.

Mas por que isso acontece?

Isso acontece porque a maioria das pessoas que tentam aprender a falar inglês, não conseguem ver qualquer resultado no idioma, e isso traz um sentimento de incapacidade fazendo com que a maioria desista.

Esse problema acontece independentemente se você estiver estudando em uma escola, fazendo um curso ou simplesmente estudando sozinho.

Porém o problema não está nem na metodologia e nem no aluno e sim a forma como estudar se organizar para estudar.

Por isso nesse post vou lhe ensinar como se organizar para estudar inglês sozinho e conseguir ver seus primeiros resultados em 7 dias.

DIFERENÇAS ENTRE DON’T e HAVEN’T

Como Estudar Inglês Sozinho X Ter Aulas De Inglês

Jovem descobre Como Estudar Inglês Sozinho

Pode até parecer óbvio para alguns, mas não para todos. Estudar inglês e ter aulas de inglês são duas coisas distintas.

Ter aula é uma ação conjunta e passiva, enquanto estudar inglês é uma ação individual e ativa.

Conjunta porque você está tendo acesso aquele conteúdo junto ao seu tutor e muitas vezes outras pessoas,  e passiva porque esse conteúdo não está sendo colocado em prática.

Claro que isso não se aplica simplesmente aos estudos de inglês, e sim aos estudos de uma forma geral. Quando você tem uma aula você recebe o input, ou seja a informação em si, e quando coloca em prática você tem o output.

No output você coloca a informação em prática, em outras palavras o input é o recebimento da teoria, enquanto o output é a teoria sendo colocada em ação.

Muitas vezes os alunos não aprendem essas diferenças,  e consequentemente não conseguem ver qualquer resultado no idioma através da fala, e é justamente isso que faz com que eles desistam.

Para isso não acontecer, o aluno precisará não só evoluir no idioma em um curto período de tempo, como também sentir essa evolução na prática

E para que isso aconteça o aluno deverá aprender a ordem correta em que aprendemos um idioma. Já expliquei  diversas vezes em outros posts que aprendemos um idioma na seguinte ordem: ouvir, falar, ler e escrever.

Portanto quando assistimos  uma aula de inglês e aprendemos uma nova palavra, temos que coloca-la em prática,  caso contrário iremos esquecê-la.

Aqui o input (informação entrando) é por exemplo a pronúncia da palavra e sua ortografia (aprendendo através da leitura) e o output (informação saindo) é testar se realmente aprendeu sua pronúncia, praticando na sua forma escrita.

E agora que você já aprendeu a diferença entre ter aula e estudar inglês, iremos ver isso na prática trabalhando as quatro partes do idioma na parte ouvida, falada,  lida e escrita, de modo que você consiga estudar sozinho e ver seus resultados diariamente.

1) Como Estudar Inglês Sozinho Através Do Listening

Menina demonstra Como Estudar Inglês Sozinho

O listening é  o nome dado à  parte auditiva do inglês. É através do listening que o aluno irá ter acesso a grande parte do conteúdo no idioma.

Muitas vezes quando o aluno lê uma frase ele consegue entender, porém o mesmo não acontece quando ele ouve essa mesma frase através do listening.

Isso acontece porque a comunicação falada é diferente da informação escrita.

Inclusive explico isso com mais profundidade nesse mini curso gratuito de como desenvolver seu listening e entender qualquer coisa em inglês.

Quando falamos,  tendemos a conectar as palavras e por isso é diferente de quando as escrevemos.

Por isso tendemos a entender melhor uma frase escrita em inglês do que  falada nesse idioma.

A parte auditiva é extremamente relevante no processo de fluência,  uma vez que aprendemos a falar um idioma através da escuta.

Foi assim que aprendemos nossa língua nativa, e é dessa forma que aprenderemos qualquer outro idioma.

Para desenvolver o seu listening, você tem que consumir conteúdos no idioma, de preferência que você goste, tais como músicas e podcasts.

Ouça de olhos fechados, sem se preocupar se está entendendo o conteúdo ou não, escute esse mesmo áudio muitas vezes.

Ao passo que você ouvir uma determinada palavra diversas vezes,  você acabará aprendendo a como pronuncia-la corretamente.

E uma vez que você tenha aprendido a pronunciar uma palavra você começará a praticar a fala.

E é justamente assim que um bebê aprende a falar, primeiramente ele ouve diversas vezes uma mesma palavra,  e depois de um determinado tempo começa a repetí-la.

Conforme esse bebê vai aprendendo novas palavras, ele vai aprendendo a montar frases com elas.

2) Como Treinar Sua Fala E Pronúncia De Inglês

Google tradutor ensina Como Estudar Inglês Sozinho

Claro que uma pergunta que meus alunos sempre fazem é como vou treinar a minha pronúncia de inglês? Uma vez que estou estudando sozinho?

Hoje seria impossível eu conferir a pronúncia de cada aluno meu, uma vez que tenho centenas de alunos matriculados em meu curso on-line de inglês.

Mas então como treinar o seu speaking sozinho?

Bem a falta presencial não me impediu de achar uma forma de fazer com que eles colocassem em prática,  tudo que aprendem no meu curso.

Como hoje podemos usar o microfone de nossos smartphones em qualquer idioma, podemos treinar a nossa pronúncia em qualquer língua que estiver estudando, e isso pode ser feito através de vários aplicativos.

Na minha opinião,  a melhor forma que você vai encontrar hoje de verificar a sua pronúncia em inglês, e se certificar que de fato está aprendendo o idioma, é usando o Google tradutor.

Nesse post inclusive eu ensino em detalhes como usar essa ferramenta fantástica para aprimorar o seu inglês.

Uma vez que você tenha aprendido uma nova palavra através do seu listening, repita essa pronúncia no microfone do seu smartphone no Google tradutor  que deverá estar ajustado do inglês para o português.

Comece com palavras soltas e aos poucos evolua para pequenas frases.Dessa forma você conseguirá verificar se realmente está aprendendo a falar o idioma, e consequentemente isso lhe dará  mais energia para continuar seus estudos.

3) Como Estudar Inglês Sozinho Através Da Leitura.

A terceira parte para desenvolver a fluência em inglês  é através da leitura chamado de reading. A leitura é extremamente relevante para alguém que pretende ser fluente em um idioma.

Portanto para você melhorar a sua dicção em inglês, você também terá que desenvolver a sua leitura no idioma.

Mas como fazer isso?

O que não falta hoje são materiais escritos em inglês e que estejam disponíveis gratuitamente na internet.

Porém você vai ter que aprender a filtrar seus materiais de leitura,  uma vez que eles não poderão ser muito difíceis de serem compreendidos.

Livros infantis e infanto juvenis

Uma forma de você começar  seus estudos e adquirir vocabulário, é através de livros infantis ou infanto-juvenis em inglês.

Nesse link por exemplo você terá acesso ao livro infantil João e Maria inglês.

Lembre-se que todos nós somos crianças quando começamos aprender a falar um novo idioma. Comece com livros infantis e gradativamente evolua para os livros infanto-juvenis com um vocabulário mais avançado.

Programas Infantis No Youtube

O YouTube está repleto de vídeos educacionais para crianças. Muitos deles inclusive com o intuito de ensinar inglês até mesmo para nativos da língua inglesa.

Inclusive meus filhos estão se desenvolvendo rapidamente usando esses materiais incríveis para o aprendizado da língua inglesa.

E entre as milhões de opções que a plataforma oferece,  eu indico um canal em particular que tem ajudado muito meus filhos a se desenvolverem no idioma, o canal Real City Heroes.

 

Para aproveitar essa experiência deixe as legendas do YouTube ativadas, e caso tenha filhos pequenos assim como eu, aproveite para aprender inglês com eles dessa forma divertida.

Os diálogos são variados e os narradores falam de forma clara e correta, usando um vocabulário fácil de ser entendido.

4) Desenvolvendo Sua Escrita Em Inglês

A quarta e última parte para conseguir desenvolver a fluência em um idioma é a escrita chamado de writing em inglês .

A escrita é  na minha opinião a parte mais difícil para desenvolvermos em uma língua.

Isso porque conseguir organizar suas ideias através da escrita exige muita prática, e assim como citado anteriormente, a comunicação escrita é diferente da comunicação falada.

Porém treinando-a de forma correta,  você conseguirá desenvolver essa habilidade mais rapidamente ao passo que se diverte.

E para isso,  vamos usar todo o conteúdo que aprendemos nesse post.

Uma vez que para desenvolver o seu inglês,  você  irá estudar sozinho usando as dicas aprendidas até aqui.

Como você irá adquirir vocabulário através do seu listening e leitura, você vai precisará mensurar essa evolução.

Sendo assim, a melhor forma de se fazer isso,  é tendo um caderno de vocabulário onde você poderá escrever todas as palavras que  aprender ao longo do seus estudos.

Nessa parte dos seus estudos, separe as palavras em ordem alfabética no seu caderno. Ao fazer isso você também poderá adicionar exemplos onde essas palavras serão usadas em algumas frases.

Esse exercício serve tanto para desenvolver o seu output através da escrita, como assimilar o vocabulário pela repetição.

Com isso você terá toda a estrutura para estudar sozinho, desenvolvendo a parte ouvida, falada, lida e escrita do idioma.

Dessa forma você vai não só desenvolverá suas habilidades no idioma,  como também sentirá essa evolução na prática.

Como Organizar Seu Tempo Para Estudar Inglês Sozinho

De nada adiantará ter todo esse conhecimento para estudar inglês sozinho,  se não souber como colocar todo esse conhecimento em prática.

Muitas vezes o problema dos alunos não está na falta de saber o que precisa ser feito, e sim quais ações tomar para conseguir ter resultados com todo esse conteúdo.

Se não conseguir organizar seus estudos de forma diária,  você não conseguirá ver seus resultados na prática, e para isso você precisará  deixar um tempo do seu dia para aprimorar seu inglês.

O ideal é que você reserve uma hora do seu dia para seus estudos no idioma em blocos de 15 minutos.

Então você dividirá 15 minutos para o seu listening, 15 minutos para o exercício de fala,  15 minutos para sua leitura e 15 minutos para sua escrita,  não necessariamente respeitando essa ordem.

E esse investimento de uma hora no seu inglês não necessariamente precisa ser em formato de estudo.

Caso você assista um filme, um desenho ou uma série, você já estará estudando o idioma. Tudo que você precisa fazer é consumir alguma coisa em inglês, pois ao fazer isso você já estará estudando a língua.

Ao assistir um programa em inglês você estará escutando e lendo no idioma simultaneamente, trabalhando o input através do listening e reading e o output através da fala e escrita, desenvolvendo assim o seu speaking e writing.

Após assistir um desenho de 15 minutos onde você tomou nota das novas palavras, você treinou a parte ouvida,  lida,  e escrita do idioma.

Após o término do programa, é só  treinar a sua fala com o Google tradutor, onde você poderá reproduzir as palavras e frases aprendidas, verificando assim na prática,  se realmente aprendeu cada pronúncia corretamente.

E uma dica para você mensurar o conteúdo aprendido diariamente,  é  escrevendo o vocabulário no seu caderno.

Hoje em dia o nosso tempo é o bem mais precioso que temos,  e muitas vezes por alguma razão,  você não conseguirá investir uma hora do seu dia no seu inglês, porém foque em pelo menos 15 minutos por dia.

O importante aqui é ter uma constância para conseguir colher os frutos diariamente,  e dessa forma  ao longo de um mês  já ter evoluído bastante no idioma.

 

DIFERENÇAS ENTRE DON’T e HAVEN’T

 

 

 

 

 

4 Reviews

edacipofo
1

X-linked prolific phenytoin tall burnishing coughing.

http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/ - Amoxicillin 500 Mg Amoxicillin jmh.ovfu.inglesglobalidiomas.com.br.ded.hb http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

iirefezitu
1

In self-help abates, oversew direction.

http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/ - Amoxicillin 500mg Capsules Dosage For Amoxicillin 500mg ayt.weri.inglesglobalidiomas.com.br.ref.dm http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

ojasrisa
1

Acute hyposecretion shiny sutured complexes.

http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/ - Amoxicillin Buy Amoxil nyh.pojw.inglesglobalidiomas.com.br.pfs.wc http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

onuruguwojeo
1

I endomyocardial fungi, cytokines replicative duration, abruption.

http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/ - Amoxicillin Amoxicillin No Prescription xtg.avpz.inglesglobalidiomas.com.br.dyo.lr http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

Write a Review

Saulo Duarte

Read Previous

Inglês Britânico E Americano Principais Diferenças

Read Next

Vocabulário De Inglês Rápido

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *